Brasil registra aumento na safra de grãos

Brasil registra aumento na safra de grãos

O aumento na área plantada e a melhoria na produtividade das lavouras no Brasil são tendências que vêm sendo observadas e projetadas para os próximos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada e a produtividade das lavouras são monitoradas sistematicamente, fornecendo dados sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio de diversos produtos agrícolas.

A expansão da superfície cultivada e a melhoria na eficiência das colheitas brasileiras devem levar a uma produção de 325,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25, representando um crescimento de 9,4% em relação ao ciclo anterior, conforme o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), publicado na quinta-feira, dia 13. Em janeiro, a entidade havia estimado a safra em 322,3 milhões de toneladas.

De acordo com a Conab, houve um aumento de 2,1% na área de cultivo, que agora é de 81,6 milhões de hectares, além de uma recuperação de 7,1% na produtividade média, que se espera ser de 3.990 quilos por hectare — se essa estimativa se concretizar, será o maior montante já colhido na história da Conab.

Para a soja, a previsão foi levemente ajustada, diminuindo de 166,33 milhões para 166 milhões de toneladas, em decorrência da escassez de chuvas em Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, que não tiveram precipitações em dezembro.

Referente ao algodão, a expectativa é de um aumento de 4,8% na área plantada, estimada em 2 milhões de hectares. O cultivo da fibra já ultrapassou 87% da área projetada, e espera-se uma produção de 3,8 milhões de toneladas de pluma, o que estabeleceria um novo recorde,se confirmada.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.