Ataque cibernético faz Governo Federal buscar novas ferramentas de segurança

Ataque cibernético faz Governo Federal buscar novas ferramentas de segurança
Computer terrorist in a dark hoodie hacking a computer network, types software code on the keyboard and controls a virus attack to hack into government sistems. Digital panels with many open windows with program codes and a windows for loading digital data.

Uma série de fraudes realizadas por criminosos utilizando o sistema do Gov.br, que agrega diversos serviços públicos federais, está gerando preocupação e alerta entre a população e as autoridades competentes. Os relatos variam desde grupos criminosos que realizam fraudes através do aplicativo até golpistas que criam sites falsos e políticas que imitam as do Governo Federal.

Ao terem acesso às contas dos usuários da plataforma, os fraudadores conseguem realizar empréstimos e criar procurações com as informações pessoais das vítimas. Essas contas podem ser empregadas para acessar serviços do SUS, fazer inscrições para o ENEM, consultar a CNH ou a Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, entre vários outros serviços.

Conforme afirmam especialistas, com a perspectiva de um aumento ainda maior de ataques em 2025, o setor deverá reagir utilizando mais Inteligências Artificiais na cibersegurança para acelerar a identificação de anomalias, assim como diminuir o tempo de análise com recursos preditivos, automatizar respostas e reforçar políticas para lidar com ameaças emergentes.

De acordo com um relatório recente da Kaspersky, o Brasil ocupa a primeira posição entre os países mais atacados, com 1,8 milhão de tentativas bloqueadas durante o período analisado.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.