Vaticano anuncia data para o Conclave
O Conclave para a escolha do novo papa começará na próxima quarta-feira, 7 de maio. A informação confirmada oficialmente pela instituição nesta segunda-feira (28), após a Congregação Geral realizada hoje com os cardeais que já se encontram em Roma desde o último sábado (26), ocasião em que foi realizado o funeral do Papa Francisco.
Durante o Conclave, após cada votação, uma fumaça será emitida pela chaminé da Capela Sistina: fumaça preta indica que ainda não houve maioria para a escolha de um novo pontífice; fumaça branca confirma a eleição.
Cerca de 135 cardeais com menos de 80 anos de idade têm direito a voto. Dois deles — Antonio Cañizares, arcebispo emérito de Valência (Espanha), e Vinko Puljic, arcebispo emérito de Vrhbosna (Bósnia) — informaram que não participarão do processo por motivos de saúde, segundo a Associated Press.
O Brasil estará representado por sete cardeais, todos aptos tanto a votar quanto a serem votados. São eles:
-
Odilo Pedro Scherer (75 anos), arcebispo de São Paulo, criado cardeal em 2007;
-
Raymundo Damasceno Assis (88 anos), arcebispo emérito de Aparecida (SP), criado cardeal em 2010* (não poderá votar por idade acima de 80 anos);
-
João Braz de Aviz (77 anos), arcebispo emérito de Brasília;
-
Orani João Tempesta (74 anos), arcebispo do Rio de Janeiro;
-
Sergio da Rocha (65 anos), arcebispo de Salvador;
-
Paulo Cezar Costa (56 anos), arcebispo de Brasília;
-
Leonardo Steiner (75 anos), arcebispo de Manaus;
-
Jaime Spengler (65 anos), arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.
Conforme a regra do Conclave, apenas cardeais com até 80 anos podem votar. Assim, Raymundo Damasceno Assis estará em Roma, mas não participará da votação.
O Vaticano informou que o Conclave seguirá o rito tradicional, respeitando o segredo absoluto sobre as votações, até o anúncio do novo líder da Igreja Católica.
💬 Comentários (0)