Deputado é alvo de processo por declarações contra ministra

Deputado é alvo de processo por declarações contra ministra

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira (8/7) um processo contra o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por suposta quebra de decoro parlamentar. A medida tem como base declarações feitas pelo parlamentar sobre a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

A representação, apresentada de forma inédita pela própria Mesa Diretora da Câmara, já havia resultado, em 6 de maio, na aprovação de uma suspensão cautelar de três meses do mandato de Gilvan. A decisão foi tomada por 15 votos a 4 e o prazo da punição segue em vigor até 6 de agosto.

Inicialmente, a Mesa havia solicitado a suspensão por seis meses, alegando gravidade nas declarações. O relator do caso, deputado Ricardo Maia (MDB-BA), chegou a concordar com o pedido, mas depois recuou, apresentando novo parecer favorável a uma punição menor, de três meses.

Com a abertura formal do processo, o Conselho de Ética analisará se outras sanções são cabíveis, incluindo a possibilidade de perda do mandato. Para dar seguimento à tramitação, será realizado nos próximos dias o sorteio de três deputados. Um deles será escolhido pelo presidente do colegiado para assumir a relatoria do caso.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.