Ato pró-Trump na Câmara tem rejeição massiva nas redes
A exibição de uma faixa com o nome de Donald Trump e o slogan “Make America Great Again”, que em português quer dizer “”Fazer a América Grande Novamente”, mostrada por deputados da oposição, nesta terça-feira (22), no plenário da Câmara dos Deputados, gerou ampla repercussão negativa nas redes sociais. O ato ocorreu após o anúncio de tarifas de 50% por parte do governo norte-americano sobre produtos brasileiros.
Segundo levantamento do analista de redes Pedro Barciela, 77% das publicações sobre o episódio nas redes sociais expressaram críticas ao gesto. Apenas 18% defenderam a manifestação, enquanto 5% se mostraram ambivalentes.
Entre os que desaprovaram a ação, 28% classificaram a atitude como uma “traição à pátria” e a rotularam como “crime de lesa-pátria”, “ato antidemocrático” ou “vergonha nacional”. Outros 24% apontaram que a iniciativa simboliza submissão ideológica a Trump e destacaram que o bolsonarismo estaria praticando um “patriotismo invertido”.
Além disso, 17% das postagens usaram expressões como “desconectados do povo” e “vendilhões da pátria”, enquanto 13% adotaram termos irônicos como “patriotários” e “capachos dos EUA”. A expressão “Mama Americanos Again” também apareceu entre as críticas.
Já entre os 18% que defenderam o gesto, a maioria tentou relativizar o episódio com ataques ao governo Lula (PT) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O protesto ocorreu após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), suspender sessões deliberativas que seriam comandadas por deputados do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão também vetou reuniões de comissões voltadas ao apoio ao ex-presidente.
Mesmo com o cancelamento das sessões, deputados da oposição se reuniram e, em sinal de protesto, estenderam a faixa com referência a Trump. O ato gerou desconforto entre outros parlamentares. Durante uma coletiva, os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) também ergueram uma bandeira dos Estados Unidos, o que motivou reações contrárias no local. Um dos presentes chegou a dizer: “Tira essa bandeira daqui”.
As imagens rapidamente se espalharam pelas redes, intensificando o debate e provocando manifestações de políticos e usuários que viram na cena um desrespeito à soberania nacional.
💬 Comentários (0)