Mulheres fazem história na arbitragem da Série D

Mulheres fazem história na arbitragem da Série D

A última rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro 2025 será marcada por um feito inédito na história da competição: pela primeira vez, mais de um quarto da equipe de arbitragem escalada será composta por mulheres.

Ao todo, 23 profissionais femininas estarão em ação nos jogos decisivos da rodada. Serão 19 assistentes e quatro árbitras principais: Cássia França (Distrito Federal), Andressa Hartman (Rio Grande do Sul), Maria Luiza Brandelero (Paraná) e Gleika Oliveira (Pará) assumirão o comando das partidas.

Esse marco reforça o avanço da presença feminina na arbitragem nacional, que também vem ganhando projeção internacional. Três brasileiras — Edina Alves, Neuza Back e Fabrini Bevilaqua — foram designadas para atuar na semifinal da Eurocopa Feminina entre Alemanha e Espanha, demonstrando o reconhecimento da arbitragem brasileira no cenário europeu.

Já na Copa América Feminina, o Brasil também está representado. Daiane Muniz, Leila Cruz e Maíra Mastella participaram de duas partidas até agora, incluindo o jogo de abertura do torneio.

A crescente participação de mulheres na arbitragem é reflexo de um movimento de valorização e qualificação dessas profissionais no futebol, tanto no Brasil quanto no exterior.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.