Carla Zambelli segue presa na Itália

Carla Zambelli segue presa na Itália

A Justiça da Itália decidiu, nesta sexta-feira (1º), manter presa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enquanto tramita o processo de extradição solicitado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada na Corte de Apelação de Roma.

Durante a sessão, conduzida pelo juiz Aldo Morgigni, Zambelli afirmou não ter intenção de retornar ao Brasil e manifestou o desejo de ser julgada na Itália, onde também possui cidadania. Ela estava acompanhada do advogado italiano Pieremilio Sammarco.

Zambelli foi declarada foragida pela Polícia Federal após ser condenada por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que motivou o STF a pedir formalmente sua extradição.

Mesmo com o processo em andamento, a deputada conta com a articulação da defesa e do Partido Liberal junto às autoridades italianas para tentar impedir que ela seja enviada de volta ao Brasil. O caso seguirá agora na Corte de Apelação, onde ambas as partes poderão apresentar novos argumentos.

A decisão sobre a extradição poderá ser levada à Corte de Cassação, última instância da Justiça penal italiana. Mesmo que o Judiciário aprove o envio de Zambelli ao Brasil, a decisão final caberá ao Ministério da Justiça da Itália, que pode negar o pedido por motivos políticos.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.