Maranhão emite mais de 10 mil carteiras de pessoas com TEA
Mais de 10 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEAs) foram emitidas pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Viva Procon).
No Maranhão, a CIPTEA foi lançada em 26 de agosto de 2024 e tem como objetivo garantir o direito à prioridade no atendimento e facilitar o acesso das pessoas com TEA aos serviços públicos e privados. A carteira é emitida de forma 100% gratuita e digital, podendo ser solicitada presencialmente nas unidades do Viva Procon ou por meio do aplicativo.
Desde seu lançamento, a CIPTEA se consolidou como um dos serviços mais acessados do Viva Procon. Em janeiro de 2025, o Estado já havia alcançado 5 mil emissões. Agora, com mais de 10 mil documentos expedidos, o serviço demonstra sua relevância social e o compromisso do Governo do Maranhão com a inclusão.
A emissão digital da CIPTEA só é possível graças à parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), responsável por desenvolver e manter o sistema que permite o cadastramento seguro, ágil e com validação integrada de dados, respeitando a privacidade dos usuários.
💬 Comentários (0)