Motoristas desrespeitam faixas de circulação na Avenida Pedro Neiva de Santana

Motoristas desrespeitam faixas de circulação na Avenida Pedro Neiva de Santana

Por: Gil Carvalho

JOÃO LISBOA (MA) – A maioria dos condutores que trafega pela Avenida Pedro Neiva de Santana — rodovia que liga os municípios de Imperatriz e João Lisboa, na região Tocantina — tem observado o desrespeito frequente às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente no que se refere ao uso correto das faixas de circulação.

De acordo com o CTB, em vias com duas ou mais faixas no mesmo sentido, o tráfego mais lento deve ocorrer pela direita, enquanto a faixa da esquerda é destinada exclusivamente às ultrapassagens ou aos veículos em maior velocidade. “Essa é uma regra para garantir a fluidez do tráfego”, destaca o código.

No entanto, a prática de trafegar lentamente pela faixa da esquerda tem se tornado comum na Avenida Pedro Neiva de Santana, contribuindo para a ocorrência de sinistros (acidentes) e gerando transtornos ao fluxo de veículos que circulam entre as duas cidades.

O motorista Raimundo Soares, conhecido como Nego, ressalta a importância do cumprimento dessa norma: “O CTB é claro quanto à dirigibilidade em rodovias com duas pistas. A faixa da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagens ou por quem está em maior velocidade”.

Além da imprudência de alguns motoristas, Nego também chama a atenção para a necessidade de melhorias na infraestrutura da via. “É preciso que o governo do Estado invista urgentemente na recomposição asfáltica da Avenida Pedro Neiva de Santana, que está bastante desgastada nos últimos anos”, afirmou.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.