Felca recebe ameaças de morte após denunciar ‘adultização’ em vídeo

Felca recebe ameaças de morte após denunciar ‘adultização’ em vídeo

O vídeo sobre “adultização”, publicado em 6 de agosto pelo youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, viralizou e furou bolhas. A repercussão conscientizou pais e responsáveis, reacendeu o debate sobre exploração infantil – e motivou ameaças de morte. Foi o que o influenciador contou ao programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (17).

Ao longo dos quase 50 minutos do vídeo, Felca denunciou a exploração de menores de idade para produção de conteúdo na internet. E como algoritmos de redes sociais facilitam a vida de pedófilos.

Apesar das ameaças de morte, Felca diz que não vai parar
O influenciador contou ao programa que vivências pessoais motivaram a produção do vídeo. “Eu conhecia pessoas do meu convívio social que foram abusadas sexualmente na infância”, disse. “Eu pensava em como consolar aquela pessoa e comecei a estudar sobre o assunto.”

No vídeo, o youtuber mostra como dá para acessar material ligado à pedofilia em pouco tempo (e em poucos cliques) no Instagram, uma das redes sociais da Meta.

Para mostrar esse caminho fácil, Felca apresenta o conceito de “algoritmo P”. Foi o apelido dado pelo youtuber para explicar como sistemas de recomendação empurram conteúdo que sexualiza menores de idade – no caso, no Instagram.

Entre usuários denunciados por Felca no vídeo, está o influenciador Hytalo Santos. O conteúdo produzido e publicado por Hytalo trazia desde cenas de “namoro” até danças com teor sexual. Tudo com menores de idade, numa espécie de reality show interminável.

Um dos menores de idade “estrelas” dos vídeos postados por Hytalo é Kamylla Santos, conhecida como Kamylinha. A jovem, hoje com 17 anos, tem a imagem explorada de maneira sensual no conteúdo produzido por Hytalo.

Após ser alvo do Ministério Público e da polícia, Hytalo teve perfis suspensos nas redes sociais. Na sexta-feira (15), o influenciador e o marido dele, Israel Nata Vicente, foram presos preventivamente. Eles estavam numa casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Além disso, a Polícia Civil de São Paulo investiga as ameaças de morte contra Felca. O youtuber mora em São Paulo.

“Eu mantenho a cautela, mas eu estou fazendo algo que é mais importante do que eu”, disse o influenciador ao programa. “Desculpa aí, não vou parar.”

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.