Enare 2025 tem alta recorde de inscritos

Enare 2025 tem alta recorde de inscritos

O Exame Nacional de Residência (Enare) alcançou um novo marco em sua 6ª edição ao registrar 138.974 inscritos, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O número representa um salto de 56% em relação a 2024, quando pouco mais de 89 mil candidatos se inscreveram. O crescimento segue uma tendência de alta, já que o volume de inscrições no ano passado também havia sido 30,4% superior ao de 2023.

A edição de 2025 do Enare oferece 11.388 vagas de residência distribuídas entre 237 instituições participantes, o que corresponde a um aumento de 28% na oferta em comparação com o ciclo anterior. A Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), coordena o processo e administra atualmente 45 hospitais universitários federais.

Do total de vagas, 7.060 são destinadas à residência médica, sendo 153 reservadas para a carreira militar. Outras 3.547 oportunidades são voltadas à residência multiprofissional na área da saúde, enquanto 781 vagas são para programas uniprofissionais.

As alterações no formato do exame também contribuíram para o crescimento do interesse dos candidatos. A partir deste ano, o Enare passa a contar com uma única etapa obrigatória, composta por uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que definirá 100% da nota final.

Outra mudança relevante é a integração do Enare ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), implementado em 2025. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh, o Enamed se torna obrigatório para todos os estudantes de medicina que estão concluindo a graduação.

O resultado do Enamed poderá ser utilizado diretamente no processo seletivo do Enare para programas de residência médica de acesso direto. Médicos já formados também têm a possibilidade de realizar o exame para concorrer às vagas nessa modalidade. De acordo com o MEC, a primeira edição do Enamed recebeu 96.635 inscrições, o que demonstra forte adesão à nova etapa do processo de seleção médica no país.

O crescimento expressivo nas inscrições e na oferta de vagas reforça a consolidação do Enare como modelo nacional de seleção para residências, promovendo maior integração entre instituições formadoras e serviços de saúde.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.