Julgamento de Bolsonaro terá sessões abertas ao público

Julgamento de Bolsonaro terá sessões abertas ao público

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai abrir nesta quinta (28) e sexta-feira (29) o credenciamento para o público interessado em acompanhar presencialmente o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado.

O julgamento, conduzido pela Primeira Turma do STF, envolve Bolsonaro e outros sete réus, e deve se estender por até duas semanas. Estão previstas sessões extraordinárias até o dia 12 de setembro. Participarão presencialmente os cinco ministros da Turma, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados de defesa.

A sala de sessões da Primeira Turma comporta 120 pessoas, das quais 80 vagas já foram reservadas para a imprensa nacional e internacional. O restante será dividido entre advogados, réus e público geral, mediante credenciamento no site oficial do STF.

A entrada será rigorosamente controlada. Os interessados devem enviar seus nomes com antecedência, respeitando os protocolos de segurança. Nos dias de julgamento, haverá reforço no policiamento, detectores de metais e inspeção com raio-x, como já ocorrido em sessões anteriores envolvendo o ex-presidente.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a condenação de todos os réus, acusando-os de cinco crimes: liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União com violência e ameaça grave, e deterioração de patrimônio tombado.

A condenação dependerá do voto de pelo menos três dos cinco ministros da Turma. Caso a maioria concorde com a acusação, o STF passa à dosimetria da pena, definindo o tempo de prisão com base nos crimes cometidos.

Além da sala principal, o Supremo disponibilizará telões em outras áreas para acomodar o público excedente. Advogados de réus ligados a outros núcleos investigados no caso também poderão solicitar credenciamento no mesmo link divulgado ao público.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.