Contrato garante renda para safra de arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou nesta segunda-feira (1º), a destinação de R$300 milhões para apoiar produtores de arroz por meio de Contratos de Opção de Venda (COV). A medida visa garantir renda mínima ao agricultor e incentivar o plantio da safra 2025/2026.
Com os recursos, será possível contratar COVs para cerca de 200 mil toneladas de arroz, fortalecendo a segurança de preços no maior estado produtor do grão, o Rio Grande do Sul.
O COV funciona como uma espécie de seguro de preço: o produtor adquire, em leilão, o direito de vender seu produto ao governo por um valor predeterminado. Caso o mercado esteja pagando mais no momento da colheita, o agricultor pode optar por não vender ao governo, sem qualquer penalidade.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a iniciativa antecipa o apoio ao produtor, ainda antes da semeadura. “É a mão amiga do governo federal sinalizando um preço que torna viável o cultivo do arroz”, destacou durante o evento.
Essa será a terceira rodada de contratos lançada em menos de um ano. A primeira, em 2024, negociou cerca de 91,7 mil toneladas, parte já destinada aos estoques públicos. Já a segunda, em junho de 2025, envolveu contratos para quase 110 mil toneladas, com valor de referência em torno de R$74 por saca.
Os estoques formados com esses contratos podem ser utilizados em situações emergenciais, contribuindo para a estabilidade dos preços ao consumidor final.
Os detalhes sobre valores, datas e condições da nova rodada serão publicados por meio de portaria interministerial e editais da Conab nas próximas semanas.
💬 Comentários (0)