Independência do Brasil completa 203 anos
O Brasil se prepara para comemorar, neste domingo (7 ), os 203 anos da Proclamação da Independência. A data marca o momento em que, em 1822, o então príncipe regente Dom Pedro I declarou a separação do Brasil em relação a Portugal, em um episódio que entrou para a história como o “Grito do Ipiranga”, ocorrido às margens do rio de mesmo nome, na cidade de São Paulo.
As primeiras celebrações da independência começaram já em 1823, um ano após o rompimento com a coroa portuguesa. Naquele período, os eventos tinham caráter festivo e contavam com cerimônias militares, embora ainda sem o formato estruturado que hoje marca o feriado. Na época imperial, esse tipo de solenidade com presença de tropas era comum sempre que alguma autoridade da monarquia participava de atos públicos, e não se restringia ao 7 de setembro.
Com a proclamação da república em 1889, os festejos passaram a ganhar um contorno mais oficial. Os desfiles cívico-militares se tornaram tradição nas ruas do Rio de Janeiro, então capital do país. No entanto, o 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional muitos anos depois, em 1946, durante o governo de Getúlio Vargas.
A chegada das celebrações à nova capital, Brasília, se deu em 1960, ano de sua fundação. O primeiro desfile de Independência na cidade aconteceu na Esplanada dos Ministérios e contou com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek, o primeiro a ocupar o recém-inaugurado Palácio do Planalto. Já em 1961, a comemoração da data coincidiu com a posse de João Goulart como presidente, após a renúncia de Jânio Quadros, e novamente teve a Esplanada como palco das celebrações.
Desde então, o 7 de setembro consolidou-se como um dos principais feriados cívicos do país, reunindo autoridades, militares e população em desfiles que ocorrem não apenas na capital federal, mas também em diversas cidades pelo Brasil.
💬 Comentários (0)