Hacker confirma invasões a pedido de Zambelli

Hacker confirma invasões a pedido de Zambelli

Walter Delgatti, conhecido por sua atuação em invasões a sistemas governamentais, prestou depoimento por videoconferência nesta quarta-feira (10) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Preso em Tremembé (SP), Delgatti revelou que as invasões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreram a pedido da deputada federal Carla Zambelli, que buscava comprovar a vulnerabilidade dos sistemas.

Segundo Delgatti, as ações ocorreram entre 2022 e 2023, motivadas pelo desejo de Zambelli de questionar a segurança do sistema de justiça brasileiro, especialmente do TSE. “Ela solicitou que eu invadisse o TSE, o CNJ e o STF para mostrar que os sistemas eram suscetíveis a ataques, com o objetivo de desacreditar o discurso oficial sobre sua segurança”, afirmou o hacker.

Zambelli, que está atualmente na Itália, acompanhou o depoimento remotamente e teve a oportunidade de questionar Delgatti diretamente. A defesa da parlamentar também poderá interrogar o hacker, assim como o perito Michel Spiero, que deve depor sobre a coleta e preservação das provas digitais.

Delgatti ressaltou que não tinha interesse pessoal nas invasões e que apenas cumpriu as ordens da deputada. “Não havia motivação própria, apenas atendi à solicitação dela”, declarou.

Entre as revelações mais impactantes, o hacker afirmou que recebeu instruções para emitir uma ordem de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, como uma forma de demonstrar a falha no sistema. “Seria uma ordem emitida contra ele mesmo, uma espécie de sátira para provar que o sistema foi invadido”, explicou.

O depoimento também destacou que, devido à Operação Spoofing — que investigou a invasão de celulares de autoridades via Telegram —, Delgatti limitava seu uso da internet por precaução, chegando a resetar o celular diariamente antes de dormir. Ele negou ter trocado mensagens com Zambelli sobre os ataques, mas confirmou ter recebido ordens diretas para realizar as invasões.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.