Revelados os mascotes da Copa do Mundo
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (24) os personagens que vão representar os três países-sede da Copa do Mundo de 2026. Mesmo apresentados apenas em silhuetas, os mascotes já têm nomes e perfis definidos: Maple será o símbolo do Canadá, Zayu ficará com o México e Clutch representará os Estados Unidos.
Maple foi apresentado como goleiro e usará a camisa número 1 da equipe canadense. No México, Zayu, atacante com a camisa 9, ganha destaque. Seu nome vem do náuatle, idioma de origem asteca, e significa “jovem”, com traços felinos sugeridos em sua forma. Já Clutch, dos Estados Unidos, será o meio-campista criativo, identificado com a camisa 10 e com o azul como cor predominante.
A criação de mascotes em Copas começou em 1966, na Inglaterra, com o leão Willie. Desde então, a tradição se consolidou, marcando edições históricas com personagens como Naranjito (Espanha 1982), Fuleco (Brasil 2014) e La’eeb (Catar 2022).
O Mundial de 2026 será a 16ª edição a contar com mascotes oficiais. Até hoje, apenas duas Copas tiveram mais de um: a de 1974, na Alemanha Ocidental, com Tip e Tap, e a de 2002, na Coreia do Sul e Japão, com o trio Ato, Kaz e Nik.
💬 Comentários (0)