Exposição em homenagem a Alcione é prorrogada
Em 2025, o Instituto Cultural Vale (ICV) completou cinco anos de atuação, com mais de R$ 1,2 bilhão investidos em projetos culturais em todo o Brasil, tornando-se o maior patrocinador privado do setor no país, segundo dados do Ministério da Cultura. No Maranhão, o instituto já destinou R$ 88,6 milhões entre 2020 e 2024, apoiando 103 iniciativas culturais e técnicas.
Entre as ações do ICV no estado, destaca-se o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), mantido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O CCVM é um espaço aberto e diverso, que promove diálogo, criação e formação para artistas, produtores e visitantes, valorizando a liberdade expressiva e a cultura como base para experiências educativas e artísticas.
Desde sua inauguração, em 2017, mais de 1,2 milhão de pessoas participaram das atividades do CCVM, que incluem mostras, oficinas, sessões de cinema e espetáculos teatrais. Ao todo, 42 exposições já passaram pelo casarão localizado na Rua Direita, no Centro Histórico de São Luís, sendo que a homenagem à cantora Alcione recebeu mais de 65 mil visitantes. O CCVM realiza também o Pátio Aberto, que já contemplou 402 projetos, além de cinco chamadas ao longo do ano — CCVM Apoia, Dança Maranhão, Ocupa CCVM e Seletiva Kebrada — que, somadas, apoiaram 1.080 projetos de 91 municípios.
Reconhecendo a riqueza cultural maranhense, o CCVM atua como polo difusor, promovendo a cultura popular local e intercâmbio com profissionais de outros estados e países, ampliando o alcance da produção cultural do Maranhão. Devido ao grande sucesso com o público, a exposição “Com Amor, Alcione” foi prorrogada até fevereiro de 2026, reunindo mais de 300 fotos do acervo da cantora e figurinos icônicos de diferentes fases de sua carreira. Os visitantes podem interagir com a mostra por meio de uma jukebox com sua trilha sonora completa e um karaokê para cantar seus clássicos. Elementos maranhenses, como os mourões de Bumba Meu Boi nas cores verde e rosa, remetem à estética da Mangueira, escola de samba preferida da cantora. O CCVM funciona de terça a sábado, das 10h às 19h, com entrada gratuita, na Av. Henrique Leal, 149, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, e mais informações estão disponíveis no sitehttp://www.ccv-ma.org.br.
💬 Comentários (0)