Deputado maranhense pode ter sigilo bancário quebrado

Deputado maranhense pode ter sigilo bancário quebrado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no INSS deve votar nesta semana mais de 470 requerimentos que pedem a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da comissão, deputado Duarte Júnior (PSB).

Entre os alvos está o deputado estadual Edson Araújo (PSB), apontado pela Polícia Federal como beneficiário de mais de R$ 5 milhões oriundos de uma entidade suspeita de participar de um esquema de descontos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões.

Contra Araújo, já foram protocolados dois pedidos: um para quebra de sigilo bancário entre 2020 e 2025, feito pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), e outro para que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) envie um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) com informações fiscais do parlamentar.

Além desses requerimentos, há também três pedidos de convocação de Edson Araújo à CPMI, ainda sem data definida para votação.

No total, a comissão já recebeu 252 solicitações de quebras de sigilo e 220 pedidos de envio de relatórios do Coaf, que poderão contribuir com as investigações sobre possíveis fraudes e desvios envolvendo entidades de classe e beneficiários do INSS.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.