Gestor do SAAE de Caxias é alvo de ação do MPMA
O atual diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias, Evimar Barbosa, tornou-se alvo de uma nova ação civil pública por improbidade administrativa. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e tramita sob o número 0807191-83.2024.8.10.0029, relacionada à sua gestão no órgão em 2016.
Segundo a acusação, Barbosa e o servidor Francisco Ronaldo, apontado como coautor, teriam causado prejuízo superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos. O MP pede a condenação dos réus, o bloqueio de bens e o ressarcimento integral dos valores.
O Ministério Público também relembra outras ocorrências envolvendo o gestor. Em Codó (MA), quando também dirigiu o SAAE, Barbosa é investigado por supostos desvios de quase R$ 2 milhões, além de já ter sido denunciado por corrupção em administrações anteriores.
A repetição de denúncias levanta questionamentos sobre os critérios de escolha para cargos estratégicos na administração pública. Mesmo respondendo a processos por improbidade e má gestão, Evimar Barbosa voltou a comandar o SAAE de Caxias, um dos principais órgãos municipais.
O MP sustenta que os atos atribuídos ao gestor e ao servidor provocaram grave prejuízo à administração pública, motivo pelo qual pediu a indisponibilidade de bens para assegurar a devolução de recursos, caso haja condenação.
💬 Comentários (0)