Multivacinação: prazo vai até 31 de outubro

Multivacinação: prazo vai até 31 de outubro

A Campanha Nacional de Multivacinação continua em todo o país até o dia 31 de outubro, com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.

Neste mês dedicado às crianças, o governo federal distribuiu mais de 6,8 milhões de doses de vacinas e repassou R$ 150 milhões a estados e municípios para apoiar a execução da campanha em cada território. Durante o lançamento da mobilização, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o papel decisivo das vacinas na prevenção de doenças graves que, no passado, afetaram milhões de pessoas e hoje são controladas graças à imunização.

A campanha contempla vacinas como hepatite, poliomielite, meningite, febre amarela, sarampo, HPV, Covid-19, entre outras, garantindo proteção contra diversas doenças evitáveis. O objetivo é facilitar o acesso à vacinação e recuperar a cobertura vacinal, que sofreu queda nos últimos anos.

Como parte da estratégia de mobilização, o Ministério da Saúde vai utilizar o aplicativo Meu SUS Digital para enviar alertas aos responsáveis por crianças e adolescentes. A expectativa é alcançar cerca de 40 milhões de pessoas. A ferramenta gratuita, disponível para celulares e web, permite acompanhar a caderneta digital, consultar o histórico vacinal e verificar a previsão de próximas doses.

A pasta destaca que os esforços de imunização já mostram resultados. Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 17% na vacinação contra a poliomielite em crianças com menos de dois anos e uma ampliação de 40% na cobertura da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Diante do aumento de casos de sarampo na América do Norte, responsável por 99% dos mais de sete mil registros da doença nas Américas, o Brasil está reforçando a vacinação contra o vírus em todo o território nacional. Para isso, disponibilizou doses para pessoas entre 12 meses e 59 anos de idade.

Um dos pontos altos da campanha será o Dia D da Multivacinação, marcado para 18 de outubro. Nesta data, os postos de saúde de todo o país terão horário especial de funcionamento para garantir que mais pessoas possam atualizar sua caderneta e proteger-se contra doenças imunopreveníveis.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.