Mulheres lideram trabalho remoto, aponta IBGE

Mulheres lideram trabalho remoto, aponta IBGE

Mesmo com a retomada das atividades presenciais após a pandemia, o trabalho remoto seguiu com força no Brasil em 2022, especialmente entre as mulheres. Segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (9), cerca de 14,7 milhões de brasileiros atuavam de casa, o que representa 16,9% da população ocupada.

As mulheres representaram 7,3 milhões desse total, o equivalente a 19,3% das trabalhadoras ocupadas. Já entre os homens, esse percentual foi de 15,1%, somando 7,4 milhões. A diferença pode estar ligada ao nível de escolaridade: quase 29% das mulheres ocupadas tinham ensino superior completo, frente a 17,3% dos homens.

O levantamento também apontou que trabalhadores com salários acima de cinco mínimos são os que mais atuam em home office. Isso indica que o modelo está mais presente entre os profissionais com maior qualificação e cargos que permitem flexibilidade por meio da tecnologia.

No teletrabalho, as atividades podem ser realizadas em casa ou em qualquer outro local com acesso à internet, permitindo mais liberdade na escolha do ambiente de trabalho.

Apesar da maior presença feminina no trabalho remoto, o nível geral de ocupação ainda mostra desigualdade entre os sexos: 62,9% dos homens estavam ocupados em 2022, contra 44,9% das mulheres, evidenciando que as disparidades no mercado de trabalho continuam presentes.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.