Mercado de trabalho ainda discrimina pessoas com deficiência
Um estudo bianual da Oldiversity, da Croma Consultoria, revelou que 72% das pessoas com deficiência que procuram emprego relatam ter sofrido capacitismo durante o processo de contratação. Isso significa que sete em cada dez profissionais com deficiência afirmam ter enfrentado algum tipo de discriminação na busca por trabalho. Embora ainda elevado, o índice é menor que o da edição anterior, quando 81% dos entrevistados relataram situações semelhantes, o que, segundo os pesquisadores, indica o impacto positivo de políticas afirmativas e iniciativas de diversidade.
A pesquisa foi realizada com duas mil entrevistas online entre os dias 19 e 28 de agosto de 2025, abrangendo diferentes idades, gêneros, classes sociais e regiões do Brasil, além de coleta de informações por etnia, orientação sexual e tipo de deficiência.
O levantamento também mostrou que 67% das pessoas com deficiência preferem não consumir marcas consideradas preconceituosas, indicando que a postura inclusiva das empresas passou a ser um critério de escolha e fidelização. Além disso, 60% afirmam que as empresas estão melhorando o atendimento a esse público, com avanços em acessibilidade e na personalização de produtos e serviços.
Outro dado relevante é o aumento de 20% na expectativa por itens para públicos diversos — de 37% para 57%. No entanto, apenas 42% dos entrevistados concordam que as lojas estão preparadas para oferecer atendimento adequado às necessidades das pessoas com deficiência.
A pesquisa completa será disponibilizada ainda neste mês de outubro.
💬 Comentários (0)