Maranhão tem dois alertas de chuvas intensas nesta segunda (20)

Maranhão tem dois alertas de chuvas intensas  nesta segunda (20)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Maranhão nesta segunda-feira (20). As notificações atingem diferentes regiões do estado, com níveis de atenção que variam entre perigo e perigo potencial.

O alerta laranja, de perigo, abrange 46 municípios localizados principalmente nas regiões centro e sul do estado. Nesses locais, há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Entre as cidades incluídas estão Balsas, Barra do Corda, Grajaú, Carolina, Tuntum, São Domingos do Maranhão, Riachão, Porto Franco, São Raimundo das Mangabeiras e Barão de Grajaú, além de outras 36 listadas pelo INMET.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, foi emitido para 126 municípios maranhenses. Nessa classificação, as chuvas devem variar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h. Apesar de menor intensidade, também há possibilidade de pequenos alagamentos e queda de galhos. Entre os municípios estão Açailândia, Caxias, Bacabal, Imperatriz, Santa Inês, Codó, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Timon e São Mateus do Maranhão, além de diversas outras cidades do interior.

Previsão para as principais cidades

Em São Luís, a previsão para esta segunda-feira é de tempo parcialmente nublado a céu claro, sem ocorrência de chuvas. A temperatura máxima deve atingir 31°C, com sensação térmica elevada durante a tarde.

Em Imperatriz, o tempo segue com nuvens dispersas e possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia. A máxima prevista é de 34°C, e a umidade relativa do ar deve permanecer baixa durante os períodos mais quentes.

O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e mantenha distância de postes e cabos de energia. Mais informações e atualizações podem ser consultadas no site oficial do Instituto.

Teresa Cristina

Teresa Cristina

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.