Petrobras recebe aval para explorar Margem Equatorial

Petrobras recebe aval para explorar Margem Equatorial

A Petrobras recebeu, nesta segunda-feira (20), autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfurar um poço exploratório de petróleo em águas profundas no litoral do Amapá, na chamada Margem Equatorial.

A sonda responsável pela operação já está posicionada a cerca de 500 quilômetros da Foz do Rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa amapaense. A estatal informou que os trabalhos começam imediatamente e devem durar aproximadamente cinco meses.

Essa etapa faz parte do processo inicial de exploração, cujo objetivo é obter dados geológicos para verificar se há reservas comerciais de petróleo e gás na região. Não se trata ainda de produção, mas de levantamento de informações técnicas sobre o potencial da área.

Segundo a Petrobras, todos os requisitos exigidos pelo Ibama foram cumpridos durante o licenciamento ambiental. Em agosto, a companhia realizou um teste operacional no local — chamado Avaliação Pré-Operacional (APO) — que comprovou, de acordo com o órgão ambiental, a capacidade da empresa de responder a eventuais emergências.

A autorização foi concedida menos de um mês antes da COP30, conferência do clima que será sediada em Belém (PA).

Nas redes sociais, o deputado federal maranhense Pedro Lucas Fernandes (União), comemorou a decisão.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.