EUA reforçam presença militar no Caribe com porta-aviões
O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (24) que enviou para o Caribe o grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford, o mais avançado e maior da Marinha dos Estados Unidos. A localização exata onde os navios serão posicionados ainda não foi divulgada.
O USS Gerald R. Ford possui reator nuclear e capacidade para abrigar mais de 75 aeronaves, incluindo caças F-18 Super Hornet e aviões de alerta antecipado E-2 Hawkeye. Além disso, o navio conta com mísseis Evolved Sea Sparrow, utilizados no combate a drones e aeronaves de médio alcance.
O grupo de ataque atracou no dia 21 de outubro perto do porto de Split, na Croácia, a mais de 8 mil quilômetros do Caribe, o que indica que a preparação para qualquer operação na região levará alguns dias.
Segundo Sean Parnell, porta-voz do Pentágono, a missão segue a diretriz de desmantelar organizações criminosas transnacionais e combater o narcoterrorismo, reforçando a capacidade das forças americanas de detectar, monitorar e neutralizar atividades ilícitas que ameacem a segurança dos Estados Unidos e do Hemisfério Ocidental.
O grupo de ataque inclui também navios de apoio, como o cruzador de mísseis guiados Normandy e os contratorpedeiros Thomas Hudner, Ramage, Carney e Roosevelt, todos com capacidades de guerra superfície-ar, superfície-superfície e antissubmarino.
💬 Comentários (0)