Papa envia água simbólica para COP30 no Brasil

Papa envia água simbólica para COP30 no Brasil

A partir de 2 de novembro, o Brasil receberá uma peregrinação simbólica da água abençoada pelo papa Leão XIV, durante conferência realizada em outubro, em Castel Gandolfo, marcando os 10 anos da encíclica Laudato Si’.

O pontífice abençoou um bloco de gelo proveniente da Groenlândia, como alerta diante da crise climática global. A água resultante do derretimento desse fragmento será levada a diferentes pontos do país em um percurso intitulado “Da Groenlândia à Amazônia”, que busca unir fé, ciência e compromisso ambiental.

O trajeto passará por locais simbólicos, como o Santuário Nacional de Aparecida (SP), o Cristo Redentor (RJ) e Belém (PA), onde será apresentada durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

A iniciativa, organizada pelo Movimento Laudato Si’ e com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visa reforçar a mensagem de que cuidar da Casa Comum é uma questão de fé e justiça, além de sensibilizar fiéis, líderes religiosos e a sociedade sobre a necessidade de ações concretas contra a crise climática.

Em Aparecida, no dia 2 de novembro, a água será apresentada em missa presidida por dom Orlando Brandes, transmitida pela TV Aparecida. No Cristo Redentor, no dia 3, haverá celebração ecumênica conduzida pelo Padre Omar Raposo, reunindo líderes da Igreja, da sociedade civil e do setor ambiental.

Em Belém, a água será incluída na Missa de acolhida na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 10, e retornará em um momento simbólico na abertura da COP30, em 12 de novembro.

O bloco de gelo abençoado pelo Papa se tornou símbolo de conversão ecológica e justiça socioambiental, conectando espiritualmente o Polo Norte à Amazônia e destacando a urgência de ações diante das mudanças climáticas.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.