Paraná registra novos tornados

Paraná registra novos tornados

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a ocorrência de dois novos tornados no interior do estado, resultado das tempestades que atingiram a região na noite de sexta-feira (7/11).

Além disso, o órgão concluiu a classificação do tornado previamente registrado em Rio Bonito do Iguaçu. Os novos fenômenos ocorreram nos municípios de Turvo e Guarapuava. As análises foram realizadas por meio de vídeos, sobrevoos e vistorias em campo, e a equipe técnica continua investigando outras possíveis ocorrências.

Segundo o Simepar, condições atmosféricas com elevado calor e umidade, somadas à intensificação e variação dos ventos em diferentes altitudes, criaram o cenário ideal para a formação de tempestades severas e tornados no estado.

Em Rio Bonito do Iguaçu, por volta das 18h de sexta-feira, uma tempestade supercelular provocou danos significativos na área urbana. O tornado foi classificado como F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, deixando seis pessoas mortas e 750 feridas.

As outras duas tempestades também geraram tornados: em Guarapuava, na região do distrito de Entre Rios, o fenômeno foi classificado como F2, com ventos próximos de 250 km/h; em Turvo, ao sul do centro urbano, o tornado também recebeu classificação F2, com ventos estimados em 200 km/h.

A investigação contou com imagens do radar meteorológico de Cascavel, sobrevoos de meteorologistas do Simepar em parceria com engenheiros do Corpo de Bombeiros, além de registros de moradores e da imprensa local.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.