Tema da redação do Enem 2025 é sobre envelhecimento

Tema da redação do Enem 2025 é sobre envelhecimento

O tema da redação do Enem 2025 é “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta foi apresentada aos candidatos neste domingo (9), durante o primeiro dia de provas do exame, que também incluiu questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas.

O tema foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em seu perfil no X.

Professores de cursinho avaliam que a proposta desse ano trouxe uma reflexão sobre a forma como a sociedade encara o envelhecimento, destacando o estigma de pensar idosos como doentes e também a necessidade de repensar políticas públicas de cuidado para essa população.

Nos últimos anos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova, tem escolhido temas ligados à visibilidade de grupos sociais historicamente marginalizados, como “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” (2023) e “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” (2024)

Entre os textos estava um que discutia mudança na placa de trânsito para indicar a vaga reservada para pessoas acima de 60 anos. O desenho da placa passou a representar um idoso em pé e ativo, em vez do desenho anterior de uma pessoa curvada com bengala.

Outro texto falava sobre a perspectiva de Rita Lee e Fernanda Montenegro sobre a questão do envelhecimento. Havia ainda um infográfico mostrando como idosos participam ativamente da renda das famílias brasileiras.

Thatiane Hecht, professora de linguagens do Elite Rede de Ensino, lembrou que o tema do envelhecimento também foi abordado na Prova Nacional Docente, que tratou do idadismo.

Segundo Daniel Victor, professor de redação do Colégio Farias Brito, o tema da redação do Enem 2025 foi uma escolha adequada e esperada pela comunidade escolar. Trata-se, para ele, de um assunto amplamente debatido em aulas de redação e em diferentes disciplinas, como geografia, por refletir uma realidade cada vez mais presente no país.

“Com o aumento da população idosa, há uma necessidade crescente de efetivar esses direitos e garantir maior participação social dos idosos no Brasil. Por isso, trata-se de uma temática que já deveria ter sido abordada no Enem, dada a importância desse segmento da população”, afirma.

Para Victor Matheus dos Santos, professor de redação do Colégio Oficina do Estudante, o tema escolhido mais uma vez mostra que o exame cobra do aluno um olhar sensível para assuntos importantes, mas que nem sempre estão nos “holofotes”.

“Poderíamos pensar que as perspectivas acerca do envelhecimento no país não são positivas devido a diversos fatores como: falta de assistência social do Estado, dinamização da sociedade ou mesmo pela valorização da juventude em uma sociedade que preza pela produtividade cada vez maior”, diz.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.