PL Antifacção volta à pauta da Câmara

PL Antifacção volta à pauta da Câmara

O Projeto de Lei Antifacção, que endurece regras para o enfrentamento de organizações criminosas, permanece como prioridade na agenda da Câmara dos Deputados nesta semana e deve ser apreciado nesta terça-feira (18/11). A proposta, porém, ainda divide parlamentares da base governista e da oposição, o que tem dificultado o avanço do texto.

Após sucessivos adiamentos, o PL é o único item previsto para votação no dia. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou nas redes sociais que o projeto será levado ao plenário.

Apesar de ter sido enviado pelo governo federal, o texto está sob relatoria de Guilherme Derrite (PP-SP), que se afastou do comando da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para assumir a função. A escolha do deputado, ligado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) — potencial rival do presidente Lula (PT) em 2026 — gerou críticas dentro da própria base governista, que contesta a indicação de um oposicionista para conduzir a proposta.

O relatório passou por quatro versões e ainda enfrenta resistência em pontos considerados sensíveis. Agora, parlamentares tentam construir um entendimento para superar os impasses e viabilizar a votação.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.