Hugo Motta cobra explicações de deputados que rejeitaram o PL Antifacção

Hugo Motta cobra explicações de deputados que rejeitaram o PL Antifacção

Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar o PL Antifacção, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez críticas contundentes aos parlamentares que votaram contra a proposta. Nesta quarta-feira (19), Motta declarou que os opositores do texto deveriam “dar a cara a tapa” e justificar publicamente suas posições.

O projeto, encaminhado inicialmente pelo governo federal, passou por uma série de modificações nas últimas semanas. O relator, Guilherme Derrite (PP-SP) — secretário licenciado de Segurança Pública e defensor de um endurecimento mais amplo da legislação — apresentou várias versões até chegar ao substitutivo aprovado pelo plenário na noite de terça-feira (18).

A votação evidenciou divisões internas na base governista. Embora a proposta tenha origem no Executivo, nenhum deputado do PT apoiou o texto. Parlamentares petistas afirmam que o conteúdo final se afastou da redação enviada pelo governo e incorporou dispositivos considerados excessivos, especialmente nas regras sobre perdimento de bens e na definição de facção criminosa.

Com a etapa na Câmara concluída, o PL segue para análise do Senado. O relator será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que também preside a CPI do Crime Organizado. Vieira já indicou que deve promover ajustes em trechos considerados mais delicados do projeto.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.