Menos sal, mais saúde

Menos sal, mais saúde

O uso de temperos naturais é uma estratégia eficaz para reduzir o consumo de sal, fator diretamente associado ao aumento da pressão arterial. Diversas ervas e especiarias possuem compostos que favorecem a saúde dos vasos sanguíneos.

Um dos exemplos mais conhecidos é o alho. Rico em alicina — substância com forte ação vasodilatadora — ele contribui para o relaxamento das artérias e facilita o fluxo sanguíneo, ajudando a diminuir a pressão arterial. O seu efeito é semelhante ao de medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão.

Ervas frescas como salsa, coentro, manjericão e alecrim também são aliadas importantes. Esses temperos são fontes de polifenóis, compostos antioxidantes que ajudam na dilatação dos vasos e reforçam a proteção contra danos internos.

Grandes instituições de saúde, como a American Heart Association, recomendam substituir parte do sal por ervas e especiarias, especialmente dentro de um padrão alimentar equilibrado. A hipertensão, não é apenas um número no medidor; ela está ligada a um processo contínuo de inflamação no corpo e ao desgaste da camada interna dos vasos, o endotélio.

Por isso, alimentos com ação antioxidante e anti-inflamatória desempenham papel crucial na proteção vascular e na melhoria da circulação. Itens como cebola, alho-poró e cebolinha, que compartilham propriedades semelhantes às do alho, também ajudam a preservar as paredes internas dos vasos sanguíneos e colaboram para o controle da pressão arterial.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.