Brasil lidera alta no turismo internacional no mundo
O Brasil consolidou sua posição como referência no turismo mundial e apresentou o maior crescimento entre os principais destinos internacionais segundo avaliação da mais recente edição do World Tourism Barometer, da ONU Turismo, divulgada este mês.
O Brasil registrou um aumento de 45% nas chegadas de turistas internacionais no período de janeiro a setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Com esse número, o país sul-americano aparece na liderança global da pesquisa à frente de destinos como Vietnã e Egito (ambos com 21%), e Etiópia e Japão (18%).
Mais de 1,1 bilhão de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro de 2025, de acordo com o World Tourism Barometer. É cerca de 32 milhões a mais do que no mesmo período de 2024.
No começo da semana passada, o Brasil alcançou a marca histórica de 8 milhões de turistas estrangeiros em menos de 11 meses. A projeção da Embratur, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, é ultrapassar os 9 milhões até o fim do ano.
Impacto econômico
Além do crescimento no fluxo de visitantes, o impacto econômico do turismo internacional também atingiu níveis inéditos no Brasil. Segundo a ONU Turismo, o país registrou aumento de 12% nas receitas entre janeiro e setembro de 2025.
Somente nos dez primeiros meses do ano, turistas estrangeiros gastaram US$ 6,617 bilhões no Brasil. O número representa uma alta de 10,19% em relação ao mesmo período de 2024 e o melhor resultado desde o início da série histórica, em 1995.
💬 Comentários (0)