Brasil se prepara para lançar 1º foguete comercial no MA
O primeiro lançamento comercial de um foguete a partir do Brasil está previsto para ocorrer entre os dias 17 e 22 de dezembro, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento será do HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace.
Nesta segunda-feira (15), técnicos brasileiros e sul-coreanos intensificaram os preparativos finais para a missão, considerada um marco para o setor aeroespacial nacional. O voo será o primeiro desse tipo realizado em território brasileiro desde a tentativa de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), em 2003.
Preparativos e operação
A missão, batizada de Spaceward, é conduzida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). O foguete já está posicionado na plataforma de lançamento.
Cerca de 500 profissionais participam da operação em Alcântara, atuando em etapas como posicionamento do foguete, testes técnicos, checagem de sistemas e avaliação das condições meteorológicas.
O lançamento está previsto para ocorrer por volta das 15h45 desta quarta-feira (17). Caso não seja possível, a operação poderá acontecer dentro da janela de lançamento, que segue até o dia 22 de dezembro. Condições climáticas, técnicas ou de segurança podem provocar adiamentos.
O que será lançado
O foguete HANBIT-Nano vai transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. Os equipamentos serão utilizados em pesquisas científicas, monitoramento ambiental, comunicações e validação de tecnologias espaciais.
A empresa Innospace foi selecionada para operar no CLA após edital lançado em 2020 e assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022.
O lançamento marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos comerciais, ampliando as possibilidades de investimento, desenvolvimento tecnológico e geração de renda no setor aeroespacial.
💬 Comentários (0)