Consulta ao lote residual do IRPF é aberta

Consulta ao lote residual do IRPF é aberta

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (22) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente a dezembro de 2025. O pagamento será efetuado no próximo dia 30 e beneficiará 263.255 contribuintes em todo o país.

O montante total a ser pago ultrapassa R$ 605,9 milhões. O lote contempla declarações do exercício de 2025 entregues fora do prazo, mas que tiveram pendências resolvidas, além de restituições residuais de anos anteriores.

Desse total, cerca de R$ 309,6 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. Estão incluídas mais de cinco mil pessoas com idade acima de 80 anos, quase 35 mil entre 60 e 79 anos, pouco mais de quatro mil contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave, além de mais de 11 mil profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.

Também foram contemplados contribuintes sem prioridade legal, mas que passaram a ter preferência por terem utilizado a declaração pré-preenchida e ou optado pelo recebimento via Pix. Esse grupo soma 178.030 restituições. Outros 29.688 contribuintes não prioritários também foram incluídos neste lote.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, acessando a opção “Consultar minha Restituição”. O contribuinte também pode verificar o extrato da declaração por meio do Portal e-CAC. Além disso, a Receita disponibiliza aplicativo para celulares e tablets, que permite acompanhar a situação da declaração e do CPF.

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada na declaração ou por meio de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado, como em situações de conta desativada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o pagamento pelo Portal BB ou pela central de atendimento telefônico da instituição.

Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu de declarações, a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, o serviço de solicitação de restituição não resgatada na rede bancária.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.