Ministra confirma candidatura em 2026

Ministra confirma candidatura em 2026

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, decidiu que irá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições do próximo ano. Com a definição, ela deverá deixar o comando da Secretaria de Relações Institucionais até abril, prazo limite estabelecido pela legislação eleitoral para a desincompatibilização de cargos no Executivo.

Nas eleições de 2022, Gleisi foi uma das deputadas federais mais votadas no Paraná, alcançando mais de 261 mil votos e ficando atrás apenas de Deltan Dallagnol. Em março deste ano, ela se afastou do mandato parlamentar para assumir a função responsável pela articulação política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A saída da ministra integra um movimento mais amplo dentro do governo federal. Mais de dez auxiliares diretos do presidente devem deixar seus ministérios no início do próximo ano para se dedicarem a projetos políticos. Entre eles está o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que já declarou publicamente a intenção de deixar o cargo até fevereiro.

Embora Haddad negue planos de disputar cargos eletivos em 2026, dirigentes do PT defendem seu nome para concorrer ao Senado ou ao governo do estado de São Paulo. O presidente Lula manifestou apoio a essa possibilidade na última semana, reforçando a expectativa de mudanças na equipe ministerial com a aproximação do calendário eleitoral.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.