Saúde amplia cobertura de testagem de HIV em indígenas

Saúde amplia cobertura de testagem de HIV em indígenas

O Ministério da Saúde ampliou a cobertura de testagem para HIV em comunidades indígenas e distribuiu mais de 1 milhão de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis no ano passado. Esse balanço foi divulgado nesta segunda-feira. O resultado representa um aumento de 47% da cobertura de testagem para HIV nas comunidades indígenas em comparação a 2022.

A distribuição dos testes foi feita por meio dos 34 distritos sanitários especiais indígenas, 25% a mais em relação ao mesmo período. O trabalho dessas 34 unidades descentralizadas do Sistema Único de Saúde (SUS) para assistência específica aos territórios indígenas também incluiu visitas às aldeias e a distribuição de preservativos para prevenção.

Durante a campanha Dezembro Vermelho, a mobilização nacional de conscientização sobre o HIV, a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis no ano passado, o Ministério da Saúde também promoveu um seminário específico sobre o contexto indígena. Esse trabalho foi voltado para profissionais dos distritos sanitários especiais e que trabalham nos polos base nas unidades básicas de saúde indígena.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.