Meia-irmã do prefeito de SP é presa em unidade de saúde
Janaína Reis Miron, de 49 anos, meia-irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi presa nesta quinta-feira (15) em uma unidade básica de saúde localizada na zona sul da capital paulista. Ela havia ido ao local para buscar medicamentos utilizados em tratamento contra dependência química ou alcoólica.
A informação foi confirmada pelo advogado Alexandre Fanti, presidente da 102ª Subseção da OAB em Santo Amaro, que acompanhou o caso na delegacia para onde Janaína foi levada. Advogada, ela ainda não havia constituído defesa até aquele momento, e a atuação da OAB ocorreu para garantir a preservação de seus direitos e prerrogativas profissionais.
A prisão aconteceu após Janaína ser identificada por uma câmera do programa Smart Sampa, sistema de reconhecimento visual mantido pela Prefeitura de São Paulo. Contra ela existiam dois mandados de prisão em aberto, referentes a condenações pelos crimes de desacato, lesão corporal e embriaguez ao volante. As penas impostas previam o cumprimento em regime aberto.
Conforme apurado, Janaína enfrenta problemas relacionados à dependência química ou alcoólica e realiza acompanhamento psiquiátrico. Ela passou pela unidade de saúde apenas para retirar a medicação prescrita. Durante a abordagem e condução à delegacia, todos os procedimentos legais foram observados.
A reportagem também apurou que Janaína tem um transplante de fígado agendado para a próxima semana, procedimento indicado em razão de um quadro de cirrose hepática decorrente do histórico de dependência.
Segundo informações levantadas, a condenação judicial previa o comparecimento mensal ao fórum, obrigação que deixou de ser cumprida. Com isso, o nome dela passou a constar no sistema judicial, permitindo sua identificação e a execução dos mandados de prisão.
Após a detenção, Janaína foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de exame de corpo de delito e deverá passar por audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (16). No momento da prisão, ela apresentava estado emocional abalado.
Janaína é afastada da família e, conforme apuração, o prefeito Ricardo Nunes não mantém contato com a meia-irmã há cerca de 15 anos.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que a prisão foi realizada com base em mandados judiciais vigentes, seguiu os critérios do sistema Smart Sampa e ocorreu dentro do rigor da lei.
💬 Comentários (0)