Ministério do Planejamento deve ter troca no comando

Ministério do Planejamento deve ter troca no comando

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que pretende deixar o cargo até o dia 30 de março e que já tratou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possibilidade de disputar uma vaga no Senado Federal. A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), durante um evento realizado no Insper, em São Paulo.

Segundo Tebet, a conversa com o presidente abordou a importância de sua participação no processo eleitoral de 2026. A definição sobre sua saída do ministério e os próximos passos políticos deve ocorrer ao longo da próxima semana. A ministra explicou que Lula avalia que sua presença nas eleições é estratégica e que a eventual candidatura faz parte de um projeto maior para o período.

Durante o encontro com jornalistas, Tebet destacou que sua atuação política sempre esteve ligada ao sentido de missão e que, ao longo da carreira, abriu mão de interesses pessoais para atender às necessidades do partido e do estado que representa. Ela relatou que o diálogo com o presidente também envolveu análises do cenário internacional e da conjuntura política e econômica do Brasil, a fim de definir o melhor espaço para sua atuação.

Apesar das especulações, a ministra afirmou que ainda não foi definido por qual estado poderá concorrer ao Senado e que não houve discussão específica sobre uma eventual candidatura por São Paulo. Segundo ela, sua posição foi a de se colocar à disposição do presidente para contribuir da forma que for considerada mais adequada.

A possível saída de Simone Tebet integra um movimento mais amplo no governo federal. A expectativa é que cerca de 20 ministros deixem seus cargos até abril para disputar as eleições de 2026. Nos bastidores, a tendência é que secretários-executivos assumam as pastas para garantir a continuidade administrativa. Pela legislação eleitoral, ministros que pretendem concorrer aos cargos de senador, deputado federal ou governador precisam se afastar das funções até seis meses antes do pleito.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.