Carnaval acende alerta para fraudes e golpes financeiros no país

Carnaval acende alerta para fraudes e golpes financeiros no país

O Carnaval, período marcado por grandes aglomerações e aumento expressivo das transações financeiras, também se consolida como um dos momentos mais críticos do ano para a ocorrência de golpes e fraudes. Dados do SPC Brasil em parceria com a CNDL indicam que a insegurança é generalizada: em carnavais anteriores, até 83% dos consumidores afirmaram temer ser vítimas de crimes como furtos de cartões, perda de documentos e golpes bancários.

“O Carnaval representa um cenário de risco ampliado para fraudadores devido ao grande fluxo de pessoas, à distração natural dos foliões e à intensificação de operações financeiras digitais. Por isso, estar atento e adotar práticas de prevenção faz toda a diferença para aproveitar a festa sem prejuízo”, afirma Marcelo Alves de Souza, Gerente de Prevenção à Fraudes do Bari.

Com base nesse cenário, o especialista destaca orientações práticas para que foliões e viajantes reduzam consideravelmente os riscos de fraudes bancárias, roubo de dados ou extorsões.

Segurança física de pertences – Utilize roupas com bolsos frontais profundos ou com zíper, e pochetes/bolsos internos para guardar cartões, dinheiro e celular, e evite expor itens como celular e carteira em áreas de grande movimento.

Proteção do celular e dispositivos – Ative o bloqueio remoto para localizar, bloquear ou apagar um aparelho perdido ou roubado e faça backup do celular antes de sair de casa. Além disso, evite conectar o celular a carregadores USB públicos (risco de “juice jacking”) e desative o NFC quando não estiver usando.

Uso de aplicativos e transações – Saia com aplicativos essenciais apenas; desinstale os que não forem necessários, reduza os limites de Pix e cartões de crédito/débito durante os dias de folia; para pagamentos por aproximação, prefira cartão virtual temporário e desative-o após o uso; nunca entregue o cartão ao vendedor para inserir na máquina, faça você mesmo o pagamento e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.

Cuidados durante compras e transferências – Confira valores e integridade do visor da máquina antes de aproximar cartão, celular ou relógio; mantenha notificações bancárias ativas para monitorar transações em tempo real; cuidado com pedidos de “Pix urgente” por pressão emocional, pode ser golpe, bem como evite fazer pagamentos via QR Codes colados em postes ou objetos, muitos redirecionam para sites falsos e use aplicativos oficiais para transporte, hospedagem e ingressos.

Comportamento digital e social – Evite acessar links enviados por terceiros ou abrir mensagens suspeitas; não empreste o celular em situações de conveniência (“ligações urgentes”), pois isso pode facilitar o acesso aos aplicativos bancários e desconfie de redes Wi-Fi públicas sem senha, prefira dados móveis.

“O Carnaval é um momento de celebração, mas também um período em que golpistas intensificam suas ações. A combinação de distração, grande fluxo de pessoas e uso massivo de transações digitais cria um ambiente propício para fraudes e golpes. Adotar medidas simples de prevenção pode fazer toda a diferença para um feriado mais seguro e tranquilo. Prevenção é a melhor solução!”, finaliza Marcelo.

Com informações da Assessoria

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.