Julgamento de Zambelli chega à reta final

Julgamento de Zambelli chega à reta final

A Justiça da Itália concluiu, nesta quinta-feira (12), a etapa de julgamento que vai definir se a ex-deputada Carla Zambelli será extraditada ao Brasil. O caso é analisado pela Corte de Apelação de Roma. Zambelli está presa desde julho de 2025 na penitenciária feminina de Rebibbia, na capital italiana. Após as sustentações, o colegiado iniciou a fase de deliberação.

Durante a sessão, foram ouvidos os advogados da defesa e o representante indicado pela Advocacia-Geral da União do Brasil, Alessandro Gentiloni. A Corte pode decidir pela extradição, pela rejeição do pedido ou ainda solicitar documentação complementar antes de proferir a decisão.

A defesa já informou que, em caso de autorização da extradição, recorrerá à Corte de Cassação, instância máxima do Judiciário italiano.

Na terça-feira (10), o mesmo tribunal rejeitou pedido da defesa para substituição dos magistrados responsáveis pela análise do processo. Os advogados alegaram suposta parcialidade dos juízes.

O julgamento foi adiado quatro vezes antes da sessão final. Segundo relatos de advogados que acompanham o caso, a expectativa é de que o pedido de extradição tenha maiores chances de ser acolhido. Ainda assim, a defesa sustenta que recorrerá se houver decisão favorável ao envio da ex-parlamentar ao Brasil.

Carla Zambelli foi condenada no Brasil em dois processos com trânsito em julgado. Em um deles, recebeu pena de 10 anos e 8 meses de prisão por atuar como autora intelectual da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça. No outro, foi condenada a 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, em episódio ocorrido às vésperas das eleições de 2022, quando perseguiu um homem e apontou uma arma em via pública.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.