Ministro da Suprema Corte acolhe denúncia da PGR contra dois deputados federais do Maranhão

Ministro da Suprema Corte acolhe denúncia da PGR contra dois deputados federais do Maranhão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, aceitou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os deputados federais Josimar de Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA). Ambos são acusados de corrupção passiva e de integrar uma organização criminosa relacionada ao direcionamento de emendas parlamentares ao município de São José de Ribamar (MA).

Conduzidas pela Polícia Federal, as investigações apontaram que os parlamentares teriam solicitado e recebido vantagens indevidas em troca da destinação dessas emendas. Conforme detalhado na denúncia, o esquema envolveu valores superiores a R$ 6,6 milhões, dos quais aproximadamente 25% teriam sido exigidos como propina.

O caso está sendo julgado no plenário virtual do STF, que permite a apresentação de votos pelos ministros sem debates orais. Como relator do processo, Cristiano Zanin foi o primeiro a se manifestar. O julgamento está em andamento na Primeira Turma do STF e tem previsão de conclusão para 5 de março. Ainda faltam votar os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

A denúncia também inclui outras pessoas, como João Bosco da Costa, João Batista Magalhães, Antônio José Silva Rocha e o empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, que já é falecido. De acordo com o relatório policial, Pacovan desempenhava o papel de intermediário na negociação e cobrança dos valores junto à Prefeitura de São José de Ribamar.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.