Governo desmente boato sobre indenização a vítimas de golpes virtuais

Governo desmente boato sobre indenização a vítimas de golpes virtuais

O Governo Federal desmentiu, nesta terça-feira (29), a circulação de informações falsas sobre o suposto pagamento de indenizações no valor de R$ 4 mil a vítimas de golpes virtuais. Segundo nota oficial, não existe qualquer programa governamental com esse objetivo, e o vídeo que promove a falsa informação utiliza inteligência artificial para simular um advogado, configurando uma deepfake.

O material fraudulento imita a voz e aparência de uma pessoa, com o objetivo de induzir internautas ao erro e obter dados pessoais das vítimas.

Cidadãos que se depararem com conteúdos desse tipo podem fazer uma denúncia diretamente na plataforma Fala.BR http://www.falabr.cgu.gov.br, canal oficial do governo para manifestações e denúncias relacionadas a órgãos e entidades públicas. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O governo alerta que a prática de fraudes eletrônicas é crime, com pena de reclusão de 4 a 8 anos, além de multa. Se a vítima for idosa ou considerada vulnerável, a pena pode ser aumentada em um terço, conforme previsto em lei.

A população é orientada a verificar a veracidade de informações antes de compartilhar conteúdos nas redes sociais, especialmente aqueles que envolvam promessas de pagamentos, prêmios ou benefícios do poder público.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.