STJD pune Dudu por ofensa a Leila Pereira

STJD pune Dudu por ofensa a Leila Pereira

O atacante Dudu, do Atlético-MG, foi julgado nesta sexta-feira (18) pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por uma declaração considerada misógina contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. A decisão foi unânime: o jogador foi condenado e punido com seis jogos de suspensão em torneios organizados pela CBF, além de uma multa no valor de R$ 90 mil.

A denúncia partiu da Procuradoria, que enquadrou Dudu no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O dispositivo prevê punições para atos discriminatórios ou ofensivos com base em raça, origem, gênero, idade, entre outros critérios.

Durante a sessão realizada no Rio de Janeiro, o presidente da comissão, Dr. Paulo Ceo, justificou a decisão:
“Não defendo que toda fala ofensiva seja criminalizada ou punida, mas algumas expressões ultrapassam os limites fixados pela Constituição e pelos tratados internacionais de direitos humanos”.

Com a punição, o camisa 92 do Atlético-MG está fora de confrontos importantes do Campeonato Brasileiro, incluindo partidas contra Palmeiras, Fortaleza, Flamengo e Red Bull Bragantino. Além disso, também desfalcará o time nos dois jogos das oitavas de final da Copa do Brasil, ambos contra o Flamengo.

No entanto, como a suspensão se aplica apenas a competições da CBF, Dudu poderá atuar normalmente no confronto diante do Atlético Bucaramanga, pela Copa Sul-Americana, torneio sob organização da Conmebol.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.