Economia do Maranhão deve crescer 3% em 2025

Economia do Maranhão deve crescer 3% em 2025

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, na sexta-feira (18), o Boletim de Conjuntura Econômica referente ao primeiro trimestre de 2025, com dados que indicam avanço consistente da economia estadual.

De acordo com a publicação, o Maranhão deve registrar um crescimento de 3,0% até o final do ano. A estimativa tem como base o bom desempenho dos setores primário (com previsão de alta de 10,8%), industrial (2,2%) e de serviços (1,8%).

A melhora da economia já se reflete no mercado de trabalho. A taxa de desocupação no estado caiu para 8,1%, consolidando-se como a segunda mais baixa do Nordeste. Além disso, entre janeiro e abril, foram criados 7,9 mil empregos formais, somando 666.909 trabalhadores com carteira assinada.

No comércio exterior, as exportações maranhenses alcançaram US$ 2,1 bilhões até maio, resultado impulsionado especialmente pelos setores de alumínio e soja. O crescimento em relação ao mesmo período de 2024 foi de US$ 213,6 milhões.

A atividade portuária também apresentou alta: os terminais marítimos movimentaram 61,6 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre, um aumento de 2,78% em comparação ao ano anterior, segundo dados da Antaq.

Já no setor terciário, o varejo teve expansão de 1,4% e o setor de serviços cresceu 2,8% nos primeiros quatro meses do ano, de acordo com pesquisas do IBGE.

O boletim do Imesc oferece uma análise detalhada da conjuntura econômica estadual e traça perspectivas de curto e médio prazo para a economia maranhense.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.