Maranhão inaugura sistema de gás natural em São Luís

Maranhão inaugura sistema de gás natural em São Luís

A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) inaugura, na próxima quarta-feira (30), às 13h30, na área portuária da capital, o Sistema de Distribuição de Gás Natural de São Luís (MA), composto por uma Unidade de Regaseificação e pelo primeiro Gasoduto de Distribuição de Gás da capital do estado.

É a primeira vez que o Maranhão passa a contar com um Sistema de Distribuição de Gás Natural para o setor industrial. Isso significa que, após pouco mais de uma década de produção de gás na Bacia do Parnaíba, está pronta a infraestrutura para o início do consumo de gás natural. Até então, as atividades da Gasmar se limitavam à operação e manutenção da rede do Complexo Parnaíba, da empresa exploradora.

O base operacional em São Luís possibilita agora a distribuição do gás natural do Porto do Itaqui até as instalações da Vale, que já opera comercialmente com a empresa.

Com o contrato, a multinacional brasileira já anunciou uma redução de 28% nas emissões de carbono na usina de pelotização em São Luís, devido à utilização do gás natural em substituição ao óleo.

A medida contribui para a meta global da Vale de reduzir em 33% suas emissões diretas e indiretas até 2030, pois o gás é apontado como uma solução para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente em setores econômicos de difícil descarbonização.

Com um dos maiores investimentos na história da companhia, feito com recursos da ordem de 100 milhões de reais, a empresa concluiu as obras de implantação do Sistema de Distribuição de Gás Natural, realizada com o mais alto nível de exigência, incluindo visitas de técnicos da estatal na Argentina e em fábricas da China.

A disponibilidade de gás natural na região industrial de São Luís significa expansão da oferta fundamental para atração de novos negócios e formação de futuras cadeias econômicas, a exemplo do mercado automotivo movido a gás natural veicular (GNV), impulsionando a economia estadual, com a geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, de forma geral.

“Isso foi possível porque tivemos aval total do próprio governador Carlos Brandão estabelecendo, como prioridade, que a Gasmar também cumprisse suas finalidades sociais, gerando postos de trabalho, rendimentos aos maranhenses e inaugurando – não só o Sistema de Distribuição de Gás Natural – mas a indústria do gás no Maranhão”, declara o presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.