Governo prepara ações para enfrentar tarifa dos EUA

Governo prepara ações para enfrentar tarifa dos EUA

O governo brasileiro concluiu um plano de resposta para enfrentar os efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre uma ampla gama de produtos nacionais. A sobretaxa, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, está prevista para entrar em vigor nesta quarta-feira (6), afetando setores como carne bovina, café, frutas, têxteis e plásticos.

Embora o plano já esteja estruturado, ajustes vêm sendo realizados desde que os EUA divulgaram, na última quarta-feira (30), a lista de exceções, que deixou de fora cerca de 700 produtos brasileiros. Caso não haja um recuo por parte da Casa Branca, o impacto será expressivo: cerca de 35,9% das exportações para os EUA serão atingidas — o que, com base nos números de 2024, representa US$ 14,5 bilhões.

A partir desta segunda-feira (4), o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, inicia uma nova rodada de encontros com representantes dos setores mais prejudicados para concluir os detalhes do pacote de medidas. Ainda não foi definido se as ações serão apresentadas de forma conjunta ou específicas para cada segmento.

Entre as soluções emergenciais em análise estão a liberação de linhas de crédito, isenção ou redução de tributos e prorrogação de prazos fiscais. A ideia é dar fôlego imediato às empresas, especialmente às pequenas e médias, que já sofrem os efeitos do anúncio da tarifa mesmo antes de sua vigência.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.