Nova faixa de isenção do IR passa no Senado
O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto de lei que atualiza a tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) e mantém a isenção para contribuintes com renda mensal de até dois salários mínimos — atualmente, R$ 3.036.
A votação ocorreu logo após a oposição encerrar a ocupação do plenário principal, que durou mais de 47 horas em protesto contra a decisão de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A nova faixa de isenção passa a valer a partir de maio de 2025, conforme prevê o texto aprovado. A proposta foi relatada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, que classificou a medida como um avanço em direção a uma tributação mais justa.
“Como relator dessa proposta, fico muito feliz pelo avanço de uma medida mais do que justa e necessária. Ganha o trabalhador, ganha o Brasil”, afirmou Wagner. O parlamentar também ressaltou o consenso entre os senadores quanto à importância do projeto e disse esperar que o presidente Lula sancione a nova regra em breve.
💬 Comentários (0)