Lençóis Maranhenses entre as áreas preservadas mais buscadas no Google

Lençóis Maranhenses entre as áreas preservadas mais buscadas no Google

Um levantamento da Bulbe Energia, plataforma de energia renovável, aponta um crescimento de 50% nas buscas pelo termo “unidade de conservação” nos últimos 12 meses – totalizando mais de 1 milhão de pesquisas relacionadas. O dado sugere curiosidade por parte da população, bem como um possível interesse em visitar áreas naturais.

De fato, esse crescimento não se limita às buscas na internet: segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mais de 25,5 milhões de visitas foram registradas em Unidades de Conservação federais em 2024, um crescimento de 4,9% em relação a 2023 — número que reforça o apetite dos brasileiros por atividades ao ar livre e experiências em meio à natureza.

Essas áreas são regulamentadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), criado pela Lei nº 9.985/2000, e têm o objetivo de conservar ecossistemas, proteger espécies ameaçadas e preservar paisagens, rios e florestas. Entre suas principais categorias, por exemplo, estão os Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, as Florestas Nacionais, as Áreas de Proteção Ambiental e as Reservas Extrativistas.

O levantamento considerou todas essas categorias e analisou os volumes de busca associados a nomes específicos de unidades que aparecem nas pesquisas dos brasileiros. A partir desse cruzamento, foi produzido um ranking com as 15 Unidades de Conservação mais buscadas no último ano, revelando os destinos naturais que mais despertaram o interesse do público. Veja a seguir:

O Maranhão figura com os Lençóis Maranhenses, onde a vegetação nativa divide espaço com lagoas sazonais e dunas, habitat de aves migratórias.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.