Federação UPb mira protagonismo em 2026

Federação UPb mira protagonismo em 2026

Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) oficializaram nesta terça-feira (19) a criação da federação partidária União Progressista (UPb), durante um evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças políticas e figuras cogitadas para disputar a Presidência da República em 2026.

Participaram do lançamento os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Um dos destaques do evento foi a presença inesperada do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), que fez uma aparição surpresa.

A condução da nova federação será dividida inicialmente entre os dois partidos. Até o fim de 2025, a presidência será compartilhada entre o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, e Antônio Rueda, atual presidente do União Brasil. A partir de 2026, Rueda assumirá integralmente o comando da UPb até 2029.

A federação nasce como uma das forças políticas mais expressivas do país, reunindo 109 deputados federais e 15 senadores — o que a coloca como a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das mais representativas no Senado. Além disso, a nova sigla unificada conta com forte presença nos municípios e estados: são mais de 12 mil vereadores, mais de 1.300 prefeitos, quase 1.200 vice-prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais, além de seis governadores e quatro vice-governadores em exercício.

A criação da União Progressista representa um novo capítulo no cenário político nacional, com o objetivo de fortalecer a atuação parlamentar e se posicionar de forma estratégica para as eleições de 2026.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.