Desinteresse pela seleção atinge 32% dos brasileiros
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (2), realizada pelo instituto Ipsos-Ipec , revelou que 32,4% dos brasileiros não demonstram interesse pela seleção brasileira de futebol. O levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de junho de 2025, com 2.000 pessoas em 132 municípios do país.
Os entrevistados avaliaram seu nível de envolvimento com a seleção em uma escala de 0 a 10. Apenas 15,9% atribuíram notas 9 ou 10, indicando alto grau de fanatismo, enquanto 48,5% deram notas entre 0 e 4 — sendo a nota 0 a mais escolhida. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O perfil dos torcedores mais apaixonados aponta para um público majoritariamente masculino, jovem, com menor escolaridade, renda de até um salário-mínimo e residente em cidades menores do interior, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as mulheres, o percentual de fanáticas é de 14,1%, abaixo dos 17,7% registrados entre os homens.
Em comparação, a pesquisa também mediu o grau de fanatismo pelos clubes de futebol: 33,3% dos entrevistados atribuíram notas 9 e 10 ao seu amor por seus times, mostrando que o vínculo com os clubes é, atualmente, mais forte do que com a seleção nacional.
💬 Comentários (0)